Instagram

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto Natal I - Toalhas de Chá

Olá meninas, essa semana meus projetos envolvem o tema do Natal.
E eu fiz uma toalhinha de chá, sabe aquelas tolhas pra um lanchinho rápido?
Então essa mesma, e usei uma técnica que vou chamar de mosaico, mas se vc conhecer essa técnica e souber do nome certinho não deixe de me corrigir, ok...

(Correção: o nome dessa técnica se chama Seminole
O que é Seminole? 
Seminole é uma técnica de patchwork originalmente usada na ornamentação de roupas por uma tribo de índios nativos americanos, os “Seminole”.
Atualmente estes índios ocupam territórios da Flórida e Oklahoma, nos EUA.
É uma técnica simples, que permite muitas variações.
Consiste basicamente em unir tiras de tecido, cortar e tornar a unir. Fonte)


Usei tecidos com estampa natalinas, mas pode ser feito com qualquer estampa que você desejar.


E como eu sou exibida.. rsrsrsr ...
montei um PAP pra que você possa fazer a sua toalhinha de chá.


Eu usei 
50x70 cm de oxford branco para a base da tolha
e dois tecidos em algodão com estampas diferentes para a barra.

Corte duas tiras com 6 cm de largura a tira do meio com 5 cm de largura



Una as tiras deixando a estampada no meio.








Depois de unidas passe com ferro quente para assentar a costura, e corte as tiras em pedaços de 5 cm de largura.

Faça a montagem dos retalhos,unindo o final do meio de uma tira com o inicio do meio da outra.

Com os pedaços cortados una os lados direito com direito do tecido e costure até que a tira fique um pouco maior que a largura da tolha.




Corte 2 pedaços de tecido estampado de 4 cm de largura.
alinhe direito com direito e faça a costura no barrado, uma tira para cada lado.



Costurado as tiras no barrado, com cuidado corte as sobras da ponta.
Não esqueça de passar  novamente com ferro quente para assentar a costura.



Corte mais 2 tiras de tecido com 
2 cm de largura e costure no lado da toalha, vire e faça uma bainha com o tecido  estampado, mas apenas nos lados.



Com a bainha feita, costure o barrado na ponta, usando a mesma técnica da Tolha Fun
lembre de deixar o barrado mais largo que a toalha, para que se possa fazer o acabamento de forma a não aparecerem as costuras de dentro.


Dobre a lateral,  faça uma dobra na parte de cima do barrado e vinque como ferro .

Prenda com alfinetes e  feche com uma costura os lados e a parte de cima..






E aí o que achou desse projetinho?
Fiquei muito contente com o resultado, aqui em casa todos amaram.

E você pode usar esse barrado para toalhas de banho, de rosto, panos de prato, centros de mesa, e por aí vai....
Não esqueça de me avisar quando as suas estiverem prontas.

Outra coisa importante, tem premiação nesse mês de novembro , quem fizer o puxa saco de galinha e me mandar o post, ganha um mimo do arteirices, mas só vale pro mês de novembro.

Conheça também:
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. No dia que eu tiver paciencia de Jo, eu tanto montar uma dessas,riri
    Ah, vc me perguntou se eu tenho Twiter, nao tenho e muita rede social e eu num dou conta disso tudo.
    Voce tambem da aulas pras criancas na igreja? que legal.

    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara, acho que vou tentar, se eu conseguir te aviso!!
    Beijos e uma linda terça.

    ResponderExcluir
  3. Que lindezaa!
    Eu amei, tudo lindo e caprichado.
    Amei te receber no blog.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos e bom dia ♥

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda a tua toalha .O lanche fica até mais gostoso,né.

    Tb não sei o nome - não entendo nada de patch- mas vc arrasou na costura.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Que capricho amiga!
    ameii!
    e o puxa saco tbm, obrigada pelo PAP, qdo fizer te aviso!
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  6. As toalhas são lindas, também quero.....

    Está convidada para comer rollmpos, é prato típico aqui na cidade.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mara! pois é, eu te vi lá no clubinho de costura e amei seu blog, por isso logo segui! Eu simplesmente adorei sua toalha... me deu vontade de correr pra máquina! Eu acho que isso é uma espécie de patchwork. Não? rsrs

    Que bom que vc faz PAP! Vou começar a fazer tb. Isso ajuda muito as amigas. Nunca coloquei pq quando lembro, já to no final! rsrs

    beijosss
    Taty

    ResponderExcluir
  8. Mara, amei a visita e vim correndo te conhecer! Também não sei o nome da técnica, pode ser até patchwork, sera?! E pode ser mosaico também rs
    Seja o que for querida, muito bonito ficou mas acho que deva ser bem trabalhoso...

    De qualquer forma já salvei nos favoritos pra tentar mais tarde, quando estiver mais fera na máquina,

    Acho que vc nem precisava estar no clubinho, já domina a máquina hehehe
    bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor,


    Cheguei ao seu blog através do Clubinho da Costura e já estou te seguindo... adorei suas dicas.

    beijos,

    Karen
    bykarenkessler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Você é um amor mesmo!!!Faz essas fofurices e divide com a gente...lindo de viver essa toalhinha.
    Mais pra mim ainda não dá....pra fazer essa técnica tem que estar pelo menos na primeira série e eu estou no curso de alfabetização da costura kkk.
    Olha o post de hoje http://presentart.blogspot.com/2011/11/prendedores-de-cortinas.html

    bjuss flor

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  11. Nossa, mas essa ficou muito chique! Linda mesmo! Parabéns!

    Bjs
    Ia

    ResponderExcluir
  12. OI Mara,tudo bem? O seu PAP é tudo de bom.Faz parecer fácil de se executar e fica lindo e caprichoso.Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis